Arredores

RIO DAS FLORES
Rio das Flores é um pequeno e aprazível município fluminense localizado na região serrana e reúne o maior número de fazendas históricas preservadas do ciclo do café.
Rio das Flores encanta a todos tanto por sua beleza histórica como pelas naturais: cachoeiras, matas, montanhas, clima e a hospitalidade de nosso povo.

Temperatura média: 24ºC
População: 8.048 hab.
PIB: 56 milhões.

Distância dos principais centros, em km:
Rio de Janeiro- 164
São Paulo- 417
Belo Horizonte- 374

Rio das Flores tem sua primeira visita em meados do século XVII, quando desbravadores utilizaram o Rio Paraíba para chegar a Minas Gerais. Porém, a colonização só foi ocorrer em meados do século XIX com a expansão agrícola do café.

O primeiro núcleo urbano surgiu com a construção de uma capela chamada de Santa Teresa subordinada à Valença. Logo, com o aumento demográfico, o lugar foi elevado à Freguesia. A Freguesia de Santa Teresa, como ficou conhecida por causa da capela, mesmo com o declínio econômico do café, conseguiu manter-se bem o suficiente para ser elevada à Vila em 1890.

Mesmo pequena, a vila era suficientemente importante para ter a estação ferroviária de Valença estendida até a sede do lugar, funcionando como centro de serviços das áreas rurais circundantes.

Foi só em 1929 que a vila foi elevada a cidade e em 1943 que passou a se chamar Rio das Flores.

Turismo - Um passeio pela história cafeeira do lugar e pelas serras. Rio das Flores, no Rio de Janeiro, oferece com seu clima ameno e relevo acidentado uma bela vista para quem passeia e uma bela caminhada para quem se aventura.


Atrativos naturais de Rio das Flores -O Rio Paraíba do Sul corta diversas cidades e municípios e faz divisa entre Rio das Flores e Vassouras. A vista é muito bonita e um passeio por esse rio famoso nunca é de se jogar fora. Também tem o Rio das Flores, que dá nome ao município. Nasce na Barra do Piraí e ao longo do curso encontra-se diversas praias, ilhotas, quedas d'água e corredeiras, boas para quem enfrenta o rafting.

Outro rio famoso é o Rio Preto, com mais de 200km de extensão fazendo divisa com Minas Gerais. Passa por diversas fazendas cafeeiras e de milho, agora transformadas em pasto. Todo o percurso após as fazendas passa por trechos de Mata Fechada e capoeiras. Conforme outros rios e riachos vão desaguando nele, o curso fica mais cheio e formando várias praias, piscinas naturais e quedas d'água.


Com tantos rios assim, não era de se admirar que tivessem também as cachoeiras. Diversas caem ao longo do município, mas as mais famosas são as do Funil, Santa Clara, São Leandro, Guarita e Paraíso.

Há também os passeios por terra. Quem quiser conhecer algumas serras, não pode esquecer de ir ver a Serra das Abóboras, que corta Rio das Flores de sul a leste, medindo 800m de altura no Pico de São Pedro. A serra é divisor de águas, entre os rios Paraíba do Sul e Rio Preto. Também tem a Serra da Taquara que corta o município ao norte e divide os rios das Flores e Preto.

Além das construções históricas, Rio das Flores abriga também diversas cachoeiras, trilhas e mirantes - o da Boa Vista está entre os mais concorridos por conta da vista panorâmica e do pôr-do-sol. No Centro, todos os caminhos levam à igreja Matriz de Santa Tereza D'Ávila, onde Santos Dumont e de sua irmã Sofia foram batizados. Apesar de inspirada no suntuoso estilo neogótico, a igreja tem interior bastante simples e aconchegante.

O passeio pela região deve incluir uma visita à vila de São José das Três Ilhas, a 35 quilômetros. O belo conjunto arquitetônico formado por uma igreja de pedra e dezenas de casarões do século XIX compensa a viagem por estrada de terra. No mês de julho, a festa do padroeiro movimenta o povoado com barraquinhas, quermesses e apresentações de corais e bandas da região.

No mesmo mês, as construções urbanas e rurais de Rio das Flores tornam-se palco para o Festival do Vale do Café. O evento tem intensa programação musical, com ritmos que vão do clássico ao samba, passando pelo chorinho e bossa-nova. Há apresentações também nas praças, igrejas e fazendas das cidades vizinhas, como Vassouras, Valença, Barra do Piraí e Mendes.


Central de Reservas (Seg a Sex - 9h às 18hs / Sab e Feriados - 9h às 16hs): (24) 2491-1044 :: (24) 2491-2685 :: Fazenda: (24) 2458-1701 :: Estrada do Abarracamento (RJ - 135) Km 25 | Abarracamento - Rio das Flores - RJ